Plugar vários aparelhos na mesma tomada é um hábito bastante comum na vida dos brasileiros. Em geral as casas mais antigas, dado fato do acompanhamento tecnológico da época e por não terem sido projetadas com mais tomadas, já que antigamente o números de aparelhos elétricos e eletrônicos era pequeno, a saída para ligar todos os recentes aparelhos nessas residências atualmente é fazer o uso de extensões, adaptadores “T”, plugues e também conhecidos como benjamim.
Na verdade, o problema de ter mais aparelhos do que tomadas livres não é exclusivo de construções mais velhas, sabemos que mesmo imóveis novos podem apresentar esse problema, seja por erro de projeto, e a exemplo de não previsão da necessidade de tantas tomadas ou por excesso de aparelhos que os moradores possuem.
Em todo caso, independente do motivo de usar esses adaptadores para aumentar o número de tomadas disponíveis, o importante é não exagerar na quantidade de aparelhos ligados numa mesma tomada, para evitar o risco de ocorrer uma sobrecarga do circuito ou até mesmo incêndios. Sendo assim, como saber qual a quantidade máxima de aparelhos que podem ser ligados ao mesmo tempo?
Quantos aparelhos podemos ligar na mesma tomada?
Não é possível quantificar qual é a quantidade ideal de aparelhos a serem ligados na mesma tomada, o ideal seria que cada tomada fosse única para cada aparelho. Contudo, como isso geralmente não é possível, e muitos não seguem as orientações corretamente então devemos prestar atenção à corrente elétrica máxima suportada pela tomada, que é medida em amperes (A), e qual é a amperagem (Corrente) necessária para garantir todos os aparelhos funcionando corretamente e sem apresentar riscos as pessoas?
Veja como funciona a energia
De modo geral, tomadas (TUG) tem capacidade máxima de 10A, são conhecidas como tomadas de uso geral ou (TUG) portanto, essa deve ser a corrente elétrica máxima do total de equipamentos ligados nela. Vejamos um exemplo:
1 – Forno microondas de 700W de potencia = 6,4(A) amper
1 – Liquidificador de 600W de potencia = 5,6(A) amper
1 – Liquidificador de 600W de potencia = 5,6(A) amper
Neste exemplo o total de corrente que estes aparelhos consomem numa rede de 127V é 12(A) amperes
Acima, percebemos que a quantidade de corrente demandada pelos dois aparelhos do de exemplo é maior do que a suportada pela tomada correto?. O resultado disso pode ser uma sobrecarga e superaquecimento da tomada, o que pode ter como consequência curto-circuito e incêndio. No exemplo os aparelhos não costumam ficar ligados o tempo todo, o risco de acidentes diminui. No entanto, se eles ficassem ligados por mais tempo simultaneamente, certamente a tomada não aguentaria e acabaria derretendo causando os problemas citados.
Aprenda calcular a amperagem
Se o aparelho que você vai conectar à tomada não exibir em suas etiquetas ou plugue sua amperagem com algum número e a letra (A) ao lado, você pode calculá-la a partir da potência do mesmo e da rede onde ele será ligado.
Para isso, basta dividir a potência (Watts) pela voltagem da rede. Por exemplo: 1200W de potência dividido por 110V (Volts) que é a rede tomada por exemplo lhe apresentará um resultado de = 10,9 (A) amperes. O mesmo seria feito se a rede fosse de 220v: 1200W/220V = 5,45A.
Informações como esta é importante para todos, pois se a pessoa tiver ciência delas, muitos problemas podem ser evitados.
Calcular corrente dos aparelhos
Para determinar quantos aparelhos podem ser ligados à tomada, você deverá descobrir qual a amperagem de cada um, somá-las e verificar se o total é maior do que a corrente suportada pela tomada. Se a soma das correntes for superior, um aparelho deverá ficar de fora ou ser substituído por outro de menor consumo. Se o total for inferior a amperagem da tomada, eles poderão ser ligados simultaneamente.
Atenção: Essa matéria tem como objetivo informar sobre como usar com segurança as tomadas elétricas, afim de evitar sua sobrecarga. Todo reparo ou manutenção em rede elétrica deve ser feita por um profissional qualificado. Para sua segurança, sempre contrate um eletricista profissional.
Conheça nossa empresa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!