Quanto de corrente o fio elétrico cabinho suporta?
Olá agradecemos mais uma vez por você estar aqui.
Antes de começar iremos brevemente comentar que este é um tema que quando abordado existirão "N" fatores que podem alterar o resultado da tabela que iremos apresentar abaixo, se você procurar na internet, serão muitos resultados e de diferenças diversas, opiniões de pessoas que não se baseiam no que é científico e também de muitos curiosos que podem expressar opiniões pessoais totalmente erradas, o que tentamos mostrar aqui em nosso blog é que tudo e todo seguimento seja ele qual for, existirá normas, regulamentações que foram criadas por profissionais, por testes científicos que comprovam seu resultado e sendo assim devemos segui-las para um desempenho de acordo com o que o produto promete.
Salientamos que outra questão importante e realmente primordial é a qualidade do produto que você escolhe para sua residência ou para seu cliente, portanto iremos mostrar um tabela extraída da NBR5410:2004 Instalações Elétricas de baixa tensão, o objetivo desta matéria bem como o nosso blog é conscientizar pessoas e mostrar que existem regras e se você contratar alguém que discorde delas, recuse!, a segurança de sua família, de seus funcionários e a vida agradece, abaixo mostramos a tabela para fio cabinho flexível.
Note que, em sentido horário a primeira coluna (Seção Nominal), você poderá ver a bitola do fio para saber sua capacidade de corrente dentro das possibilidades das colunas B1, B2 e C que apresentamos aqui.
Não aprofundaremos tecnicamente pois o intuito é disponibilizar para as pessoas uma tabela prática, para tirar dúvidas e também informações, se você gostou dessa publicação, se de um modo ela te ajudou, compartilhe com seus amigos, parentes, afinal de contas toda informação de segurança é bem vinda.
Lembramos que, antes de executar qualquer atividade com eletricidade, bem como manusear, trocar, qualquer equipamento que esteja energizado, "Lembre-se" desligue a chave geral do circuito, energia é coisa séria, um ato errado e as consequências podem ser permanentes.
Atenção: Essa matéria tem como objetivo informar sobre a segurança com as instalações elétricas, afim de evitar acidentes, prejuízos irreparáveis. Todo reparo ou manutenção em rede elétrica deve ser feita por um profissional qualificado. Para sua segurança, sempre contrate um eletricista profissional.
Conheça nossa empresa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!